Atividades Educativas

Aprendendo (e) Brincando

Público Infantil (crianças até 11 anos)

  O Projeto Educativo Aprendendo (e) Brincando convida alunos da educação infantil e do primeiro ciclo do ensino fundamental a valorizar o significado cultural nacional e internacional do brinquedo e da brincadeira, estimulando o processo de conhecimento e reconhecimento histórico do brinquedo e da brincadeira na sociedade, desde os primórdios até a atualidade, assim como desenvolver o aprendizado do próprio corpo e das interações com o outro e o ambiente. Por meio de uma visita educativa conduzida por três personagens, Bola, Boneca e  Carrinho – brinquedos icônicos e conhecidos por perpassarem gerações – as crianças serão convidadas a desvendar e a refletir acerca da história dos brinquedos desde a Antiguidade até os dias atuais. Já na oficina “Mão na Massa”, os pequenos visitantes terão a oportunidade de, utilizando materiais caseiros, confeccionar seu próprio brinquedo e levá-lo para casa. A oficina tem como objetivo estabelecer um contato lúdico, visando uma experiência imaginativa e de descobrimento.
  Professor, sua participação e avaliação são muito importantes para nós!
  Todas as atividades serão conduzidas pelos mediadores da exposição, alunos do Curso de Museologia.

Serviço: 
Atividades gratuidades – Há necessidade de agendamento prévio
Faixa etária: 
5 a 11 anos
Duração: 
2 horas
Nº de participantes: 
30 crianças
Datas e Horários disponíveis: 
Dia 19/11/2014 - Horário 9:30 às 11:00
Dia 19/11/2014 - Horário 14:00 às 16:00
Dia 25/11/2014 - Horário 10:00 às 12:00
Local:
Prédio CCH – Campus Praia Vermelha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Agendamento:
Preenchimento do formulário (para acessar o formulário, clique aqui )





Vamos brincar?

Público Jovem e Adulto 

 Brincar não é apenas coisa de criança. Acreditando nesta ideia, elaboramos a atividade educativa “Vamos brincar?”, que busca criar conexões entre o público jovem e adulto e a Exposição Curricular “Eu Brinco, Tu brincas, Nós brincamos”. Com a referida atividade, visamos resgatar a diversão naqueles que um dia já foram pequenos e motivá-los a mergulhar mais uma vez nesse universo lúdico de tantas cores e formas. Para tanto, elaboramos a Mesa de Brinquedos, por meio da qual ofereceremos ao público jogos e outros artigos que viabilizarão a realização de diferentes tipos de brincadeira. Assim, queremos convidar jovens e adultos a brincar, bem como estimulá-los a refletir sobre a importância desse ato, por meio da visita à exposição. Na mesma, o público visitante encontrará mediadores que tem como intuito estabelecer o diálogo com os visitantes e estimular experiências afetivas com base nas memórias acionadas pelos brinquedos e brincadeiras.

Serviço:
Atividades Gratuitas – Sem necessidade de agendamento prévio
Mesa de Brinquedos:13 e 19/11, das 15h30min às 17h30 – Local: Jardim do CLA – UNIRIO – Campus Praia Vermelha
Mediação na Exposição Curricular “Eu Brinco, Tu brincas, Nós brincamos”: 
13 e 19/11 - 16h às 18h–– Local: Espaço Cultural do Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH – UNIRIO – Campus Praia Vermelha



O presente é um presente

Público Sênior (terceira idade)

  É possível “levar a vida” de uma maneira mais lúdica? Com o intuito de transcender o sentimento nostálgico que os brinquedos e as brincadeiras podem despertar, elaboramos o Projeto Educativo “O presente é um presente”, por meio do qual buscamos promover a valorização do brincar como algo que pode ser feito por todos nós, independente da faixa etária. No âmbito deste, convidamos os idosos a participar de uma visita educativa realizada na Exposição Curricular “Eu Brinco, Tu brincas, Nós brincamos”. Ao longo da mesma, mediadores buscarão desenvolver o lado brincante dos idosos, sua socialização com a abertura ao diálogo e troca de ideias. Após a realização da visita educativa, o público será convidado a participar da atividade “O presente é um presente”, que consiste em uma dinâmica realizada com base em alguns objetos selecionados que visam a integração e o reconhecimento dos objetos a partir dos discursos apresentados e questionados, que se relacionam com suas memórias individuais e coletivas, gerando abertura para a construção de novas memórias.

Serviço:
Atividades gratuidades – Há necessidade de agendamento prévio
Faixa etária:
Acima de 60 anos
Duração:
 2 horas
Nº de participantes:
No mínimo 10 participantes
 
Datas e Horários disponíveis:
Dia 11/11/2014 - Horário 10:00 às 12:00
Dia 13/11/2014 - Horário 14:00 às 16:00
Dia 18/11/2014 - Horário 10:00 às 12:00
Local:
Prédio CCH – Campus Praia Vermelha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Agendamento: 
Preenchimento do formulário (para acessar o formulário, clique aqui)



Hora de Brincar, hora de comer, sábado é dia de...

Público Familiar

  Uma forma diferente de começar o sábado... Que tal tomar um café da manhã repleto de brincadeiras? Venha com a sua família realizar uma visita muito especial à Exposição Curricular “Eu Brinco, Tu Brincas, Nós Brincamos”. Será uma manhã deliciosa, cheia de sabores, diversão e repleta de dinâmicas. Venha com a gente passar a manhã do dia 22 de novembro brincando e trocando experiências sobre o brincar!




Serviço
Atividade Gratuita – Sem necessidade de agendamento prévio
Duração: 
10:00 ás 12:00
Data: 22/11/ 2014
Nº de participantes:
Como não haverá agendamento, contamos com um número mínimo de 20 participantes.
Local:
Prédio CCH – Campus Praia Vermelha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro



Trabalhando Memórias

Público de Funcionários da UNIRIO   

  A atividade tem como objetivo principal promover a valorização dos funcionários da segurança e manutenção da UNIRIO (campus da Praia Vermelha), por meio do reconhecimento de suas memórias e emoções ligadas à temática dos brinquedos e brincadeiras. A partir da coleta de depoimento oral desses funcionários sobre suas memórias acerca de brinquedos e brincadeiras, foi elaborada uma visita mediada com o grupo. Pretende-se assim, que esse dito “público invisível”, possa compreender a exposição como um espaço aberto a ele e suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário